FT_SINCOFARMA_RJ_QUEM_SOMOS

Quem Somos

A primeira entidade patronal do Brasil, o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Município do Rio de Janeiro foi fundado em 1931. Desde então, mantém como seu principal objetivo lutar pelo varejo farmacêutico, informando, debatendo e prestando serviços essenciais ao crescimento do setor.

 

Durante estas mais de oito décadas, o Sincofarma-Rio vem se modernizando, criando novos departamentos e ações junto às farmácias e drogarias do município. Desta forma, e aliado à interação com autoridades políticas e demais entidades, vem se mantendo atual e somando uma série de benefícios aos empresários associados.

 

Conquistas:

Ao longo das últimas duas décadas, o Sincofarma-Rio tem se firmado como uma entidade atenta às urgências e que luta por grandes conquistas para  o setor. O processo, viabilizado pelo Presidente Felipe Terrezo, se dá através da articulação com autoridades políticas e de órgãos públicos, além de processos judiciais movidos pelo experiente Departamento Jurídico do Sindicato.

Entre os muitos ganhos de causa que representam a tranquilidade para que o empresário do varejo farmacêutico contribua com a sociedade, através da promoção da saúde, e também  com a economia do País, com a geração de empregos, podem ser citados a ampliação do mix de comercialização com a regulamentação da venda de produtos correlatos; a inconstitucionalidade da Lei dos Idosos, como ficou conhecida; e o prazo de 24 meses para a adequação do horário do farmacêutico, garantido pela Resolução SMG “N” 679, 05 de fevereiro de 2004.

 

E mais recentemente, a luta contra a bitributação das farmácias magistrais; a ação do Sindicato que resultou na publicação da Resolução 1758, que estabeleceu a autoinspeção em farmácias e drogarias sem manipulação; o apoio ao varejo farmacêutico na luta na Justiça contra as multas impostas por ação do Ministério Público Federal; a participação no Grupo de Trabalho, GT-RIO, do projeto de implantação de Logística Reversa de Medicamentos no Estado do Rio; e também, na presença de seu presidente, Felipe Terrezo, a participação no lançamento, em Brasília, da Frente Parlamentar para Desoneração da Tributação nos Medicamentos.