Aplicativo monitora a saúde durante os Jogos Rio 2016

03/08/2016


 

 

O Ministério da Saúde disponibilizou para a população o aplicativo “Guardiões da Saúde”. A ferramenta de vigilância participativa ajuda no monitoramento da saúde pública, durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, uma vez que será possível mapear a ocorrência de sintomas similares, relatados em determinadas localidades.

 

 

 

Ao informar a condição de saúde, o cidadão é orientado a procurar um serviço de saúde, caso marque no aplicativo Guardiões da Saúde que está com algum sintoma de doença.  Por meio de GPS, a ferramenta permite verificar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e as farmácias mais próximas.

 

 

 

O aplicativo pode ser baixado, gratuitamente, nas lojas virtuais Play Store e Apple Store e também pode ser acessado pela web.

 

 

A versão do aplicativo para os Jogos Olímpicos, que foi apresentada pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, em meados de julho, conta também com um Quiz com curiosidades sobre saúde.

 

 

 

No Quiz do aplicativo Guardiões da Saúde, a cada resposta correta, o cidadão avança na corrida e pode conhecer mais sobre as modalidades esportivas. Além da versão em português, o aplicativo está disponível nos idiomas oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU): francês, inglês, espanhol, japonês, russo e árabe.

 

 

 

“É importante que as pessoas baixem o aplicativo e informem o seu estado de saúde. A vigilância utilizará essa informação como um instrumento para antecipar possíveis problemas de saúde”, afirmou o ministro Ricardo Barros.

 

 

 

 

Curso

 

 

O Ministério da Saúde está oferecendo um curso de Vigilância e Atenção à Saúde para os profissionais que atuarão no Rio de Janeiro e em cidades sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

 

 

 

A capacitação está disponível desde o dia 18 de julho, por meio da plataforma AVA-SUS (avasus.ufrn.br). O curso trata, entre outros temas, de avaliação de risco, atuação da vigilância, comunicação de doenças de notificação compulsória, papel da Força Nacional do SUS, conduta frente à contaminação por substâncias químicas, organização do sistema de saúde e vigilância participativa.

 

 

 

 

 

Fonte: Anvisa

 

 

 

 


Sindicato Comércio Varejista Produtos Farmacêuticos do Município do Rio de Janeiro

Av. Almirante Barroso, 2 – 16 e 17º andar – Centro – 20031-000 – Tel: 21 2220 8585