Brasil poderá ter vacina contra a dengue em 2015

23/12/2014


 

 

Após 20 anos de pesquisas, em novembro, o laboratório Sanofi Pasteur concluiu um estudo clínico para a produção de uma vacina contra a dengue. Testes da vacina já apresentam resultados promissores: uma redução global de 60,8% dos casos da doença em crianças e adolescentes de 9 a 16 anos. Segundo o laboratório, a vacina também evitou que 80,3% das pessoas precisassem ser hospitalizadas. Hoje, em todo o mundo, não há nenhuma maneira de prevenir a dengue.

 

 

De acordo com a gerente do departamento médico da Sanofi Pasteur, Sheila Homsami, a pesquisa também apontou para uma redução de 95,5% nos casos graves (dengue hemorrágica), ou seja, em cada dez pessoas, nove foram protegidas contra a doença.

 

 

“Muito difícil fazer uma vacina contra a dengue, porque são quatro sorotipos diferentes. A única que chegou até este estágio mais avançado fomos nós. Agora já podemos dizer que a dengue pode ser prevenida por vacina. Isso é inédito”, afirma.

 

 

A pesquisa foi realizada entre junho de 2011 e abril de 2013 com 21 mil crianças e adolescentes do Brasil, México, Honduras, Colômbia e Porto Rico, que tomaram três doses da vacina, com intervalo de seis meses entre as aplicações. Só no Brasil, 3.550 participantes de cinco cidades brasileiras com altos índices de casos de dengue participaram dos testes: Natal, Fortaleza, Campo Grande, Goiânia e Vitória.

 

 

Já no primeiro semestre de 2015, o laboratório levará o dossiê com a conclusão do estudo para análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo Sheila, a expectativa do laboratório é que a Agência aprove a vacina para comercialização até o fim do próximo ano.

 

 

“A vacina poderá diminuir os gastos do setor público e também privado com a doença. Com a prevenção, conseguimos reduzir o custo. Pois, muitas vezes, as pessoas ficam dias no hospital e, às vezes, nem se recuperam. O impacto financeiro vai diminuir com a imunização”.

 

 

 

Fonte: R7


Sindicato Comércio Varejista Produtos Farmacêuticos do Município do Rio de Janeiro

Av. Almirante Barroso, 2 – 16 e 17º andar – Centro – 20031-000 – Tel: 21 2220 8585