Governo do Estado do Rio vai desativar farmácias populares até 31 de dezembro

04/12/2014


 

 

Cerca de 16 mil pessoas deixarão de ser atendidas pelas Farmácias Populares do Governo do Rio, a partir de janeiro de 2015. Segundo o Instituto Vital Brasil, que gerencia o programa na região fluminense, todas as 19 unidades estarão desativadas. Além da suspensão do benefício (os remédios são vendidos a um real), o que surpreendeu a população que costuma comprar medicamentos bem mais em conta, principalmente os idosos, é que só na segunda-feira, 1º de dezembro, começou a ser divulgada oficialmente a informação, por meio de panfletos distribuídos pelas próprias farmácias.

 

 

 

— Ouvi falar que ia fechar e liguei para o 0800 do Vital Brasil, aí me confirmaram. Mas ninguém sabe nada além disso — contou Luciana Lopes, filha de Ivanir Lopes, de 78 anos, beneficiária do projeto Farmácia Popular.

 

 

Com o fechamento, os idosos já cadastrados no programa só poderão comprar fraldas mais baratas pelo governo do estado, utilizando um cartão intitulado “Cuidados Especiais”, concedido pelo Instituto Vital Brasil. Importante destacar que, até agora, somente 6 mil receberam, de um total de 16 mil.

 

 

 

De acordo com o instituto, até o fim de dezembro, todos estarão com o cartão em mãos. Uma das vantagens, segundo o Vital Brasil, é que o cartão vai “ampliar” os postos de compra de 19 para mais de mil no Estado do Rio. O cartão é recarregado todo dia 15 de cada mês, com o valor de R$ 76,80, mas o valor só poderá ser usado para a compra de fraldas.

 

 

Segundo o Instituto Vital Brasil, a ideia é migrar a demanda de medicamentos para os polos de distribuição do Município do Rio.

 

 

 

Funcionários dizem cumprir aviso prévio

 

Um funcionário terceirizado da Prol Central de Serviços Ltda, antiga Facility, que presta serviços ao governo estadual, incluindo o programa Farmácia Popular, revelou ao EXTRA que, somente na terça-feira, dia 2, a empresa comunicou oficialmente que cerca de 300 trabalhadores receberiam, nesta quarta, o aviso prévio com data retroativa a 1º de dezembro.

 

 

— No meio de dezembro, você recebe uma informação de demissão e fica como? Eles afirmam que vão fazer tudo dentro da lei. Mas a primeira parcela do 13º salário, que deveria ter sido depositada até 30 de novembro, por exemplo, só deverá ser paga amanhã (quarta-feira). Além disso, temos receio porque existe um histórico de atraso de até 20 dias no pagamento de salários na empresa — disse o trabalhador.

 

 

 

Ainda segundo ele, a previsão é que o salário de novembro seja pago até sexta-feira, mas a empresa já teria admitido um possível atraso. A Prol Central não foi encontrada para comentar o caso.

 

 

Saiba como obter medicamentos em centros de distribuição municipais:

 

São Gonçalo – A Farmácia Popular municipal fica na Rua Francisco Portela 2.759, em Zé Garoto. Algumas das mais de cem Unidades Básicas de Saúde também fornecem remédios. Para saber qual delas tem o medicamento desejado, basta ligar para a ouvidoria da Secretaria de Saúde (0800-022-6806).

 

Rio de Janeiro – Segundo a Secretaria municipal de Saúde do Rio, a distribuição de medicamentos na capital é feita em Unidades de Atenção Primária, que são as Clínicas da Família e os Centros Municipais de Saúde.

 

Centros e clínicas – Entre os Centros Municipais de Saúde (CMS) que têm medicamentos estão: CMS Dr. Rodolpho Perissé, na Avenida Presidente João Goulart 735, no Vidigal; CMS João Cândido, na Avenida Lobo Junior 83, na Penha Circular; CMS Esperança, na Rua Itajoa 258, em Olaria; CMS Iraci Lopes, na Rua Antônio Mendes 2, em Vigário Geral.

 

Nova Iguaçu – A Secretaria municipal de Saúde de Nova Iguaçu informou que, hoje, um polo da Rio Farmes, Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados, funciona no Centro de Saúde Vasco Barcellos, no Centro. Para melhorar a distribuição de medicamentos, esse polo será transferido, num prazo ainda a ser estabelecido, para a Farmácia Popular Vital Brasil, localizada na Avenida Governador Roberto Silveira, também no Centro da cidade. Os medicamentos continuarão sendo distribuídos de forma gratuita e, no período de transição entre os dois endereços, todos os pacientes que utilizam o serviço serão informados a respeito das mudanças.

 

Duque de Caxias – Procurada, a Prefeitura de Duque de Caxias não informou os locais que fornecem medicamentos. No entanto, do site da prefeitura consta que há uma farmácia com distribuição de remédios na Policlínica Hospital Duque de Caxias, na Avenida Manoel Lucas s/nº, em Senhor do Bonfim.

 

 

Fonte: Jornal Extra

 


Sindicato Comércio Varejista Produtos Farmacêuticos do Município do Rio de Janeiro

Av. Almirante Barroso, 2 – 16 e 17º andar – Centro – 20031-000 – Tel: 21 2220 8585