Grandes farmacêuticas estão lançando novos produtos
18/12/2013
Novos medicamentos, como os anticoagulantes da Johnson & Johnson, Pfizer Inc. e Bristol-Myers Squibb Co. e os produtos da Pfizer e da GlaxoSmithKleine PLC contra a doença autoimune, estão sendo recebidos com ceticismo num mercado cada vez mais preocupado com os custos.
As farmacêuticas estão tendo dificuldades para convencer médicos, pacientes e planos de saúde de que os novos avanços compensam o típico aumento de preços. O ceticismo é particularmente forte no caso dos remédios para doenças que já contam com tratamentos eficazes.
Dos 271 medicamentos lançados desde 2006, apenas 13 emplacaram vendas anuais de mais de US$ 1 bilhão nos Estados Unidos, comparado com 33 das 257 drogas que chegaram ao mercado nos cinco anos anteriores, segundo a ZS Associates, uma consultoria do setor, que analisou 500 lançamentos de remédios.
Os laboratórios enfrentam um cenário semelhante em mercados emergentes. O analista da Sanford C. Bernstein & Co., Tim Anderson, diz que no segundo trimestre deste ano a taxa de crescimento em mercados emergentes para as nove maiores farmacêuticas globais foi de 5,7%, comparado com 8% um ano antes.
“Campeões de vendas não são mais tão comuns”, disse o responsável pela área de oncologia e terapias especializadas da ZS, Ganesh Vedarajan.
Fonte: Valor Econômico
Sindicato Comércio Varejista Produtos Farmacêuticos do Município do Rio de Janeiro
Av. Almirante Barroso, 2 – 16 e 17º andar – Centro – 20031-000 – Tel: 21 2220 8585