Novo medicamento para tratamento da obesidade no Brasil

18/01/2017


 

 

O ano começa com uma boa notícia para quem luta contra a balança: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou mais um medicamento para emagrecimento no Brasil. Trata-se da lorcaserina, usada como inibidora do apetite nos Estados Unidos desde 2013, mas que estava proibida no País até o final do ano passado.

 

 

 

 

Com a novidade, médicos e pacientes no País passam a ter uma arma a mais contra a obesidade, doença que atinge um em cada cinco brasileiros (20,8%), segundo dados de 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

 

 

 

A lorcaserina age estimulando a atuação da serotonina, neurotransmissor que auxilia na regulação do apetite e que está associado ao mecanismo de recompensa do cérebro. Com isso, diminui a sensação de fome e acelera o metabolismo, levando a uma ingestão menor de alimentos e a um aumento na queima de calorias.

 

 

 

 

O mecanismo de atuação da lorcaserina é similar a de outros inibidores de apetite. O diferencial da nova droga está na lista de efeitos colaterais, menor que a de outros similares.

 

 

 

 

“Outros remédios agem sobre os receptores da adrenalina no aparelho digestivo, no coração e no cérebro. Caso da sibutramina, que tira a fome, mas aumenta a frequência cardíaca. Já a lorcaserina só atua nos receptores do cérebro, e por isso tem menos efeitos colaterais. Entre os raros que há estão náuseas e dor de cabeça”, explica o endocrinologista e metabologista, Dr. Mario Quadros.

 

 

 

 

 

Fonte: Revista Guia de Farmácia


Sindicato Comércio Varejista Produtos Farmacêuticos do Município do Rio de Janeiro

Av. Almirante Barroso, 2 – 16 e 17º andar – Centro – 20031-000 – Tel: 21 2220 8585