OMS orienta torcedores que verifiquem vacinas

30/04/2014


 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou  que os torcedores que vierem ao Brasil para o Mundial de Futebol deverão comprovar se estão com as vacinas em dia para evitar doenças infecciosas. A mensagem da OMS é divulgada por ocasião da Semana Anual da Vacinação nas Américas, que começou no último e vai até o dia 3 de maio e cuja mensagem faz alusão ao futebol: “Vacinação. A tua melhor jogada!”.

 

 

“Elegemos esse tema como uma chamada à ação para destacar a importância de estar protegido contra as doenças evitáveis mediante vacinação, em particular o sarampo e a rubéola, durante a próxima edição do Mundial de Futebol”, explicou a assessora regional do Programa de Imunização da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Alba María Ropero.

 

 

O Mundial, que ocorre em 12 cidades brasileiras entre 12 de junho e 13 de julho, é um “caldo de cultivo” propício para que surjam doenças que, de fato, já não são endêmicas na região há anos. A transmissão endêmica do sarampo nas Américas foi interrompida em 2002 e a da rubéola em 2009.

 

 

“No entanto, o sarampo continua a circular em nível mundial e em países como o Brasil, o Canadá, o Equador e os Estados Unidos foram notificados casos vinculados a importações”, lembrou Ropero.

 

 

A partir do fim da circulação endêmica do sarampo, em novembro de 2002, o continente começou a registrar casos importados de outros países e até 2012 notificou 2.771.

 

 

A maioria deles (1.369) ocorreu em 2011, quando foram registrados 171 surtos a partir de importações, que geraram uma transmissão sustentada em pelo menos três países (Canadá, Equador e Brasil).

 

 

A precaução justifica-se, já que dos 32 países cujas seleções participam do Mundial de 2014, 19 notificaram casos de sarampo em 2013.

 

 

 

Fonte: Agência Brasil


Sindicato Comércio Varejista Produtos Farmacêuticos do Município do Rio de Janeiro

Av. Almirante Barroso, 2 – 16 e 17º andar – Centro – 20031-000 – Tel: 21 2220 8585